As câmaras da memória

Diario di un(o che continua a confermarsi un) antieroe
Vortici di pensieri disordinati: un italiano che ha anche vissuto a Lisbona, ma non per fare l'er*smus
"La vita per te é solo un pretesto per scrivere a ruota libera" (simon tanner aka humpty dumpty)
"Io lavoro, eri tu quello che faceva cazzate!" (Franca)

lunedì, giugno 26, 2006

Tao longe, tao perto.


Este post serà em portuguese, para celebrar esta incrivel e meravilhosa vitoria.
Mas:
jà sei que vou fazer muitos erros.
Desculpe.
Mas se a lingua nao serà perfeita, acreditam que o meu coraçao è totalmente portuguese.
E as palavras que vem vao diser so isso.

Esta noite.
Esta noite foi uma luta, um esforço, uma soferença e finalmente uma gloria.
Sozinho, com o coraçao a bater forte em frente da televisao.
Para o lado tecnico nao ha muito que diser: podemos ganhar, como perder, nao tinha grade importancia.
E' a alma que foi incrivel, inesquecivel.
Da primeira palvra do hino, e depois minutos apos minutos, o Ricardo ultimo obstaculo, os jogadores que trazem o seu coraçao no campo, as bandeiras, as camisolas atè a fim.
Fui em frente do jogo a critar contra os arbitragens, os olandeses, os meus amigos que falavam nesta maneira: 'fizeste as bagagens p'ra voltar p'ra Lisboa?'
Nao voltamos nada.

O Maniche, cada goda de suor que os nossos heroes tiraram ta noite, sao o espirito dum povo.
E quando falei com os meus irmaos portugueses, jà sabia como era a situaçao ai.
Disseram nesta mesma altura que a gente ta ainda na rua a festejar.
Aquela bandeira fica no ceu, e a gloria infinita è toda nossa.

Todas as caras, todas as palavras da gente que canheci agora tao em frente de mim, e eu sou ai, se nao fisicamente, è seguro, com a minha alma.

Va chegar um dia que serei ai.
Que serei a abraçar, a critar, a fazer todo o que tenho para ter ainda aquela bandeira no ceu, eu tamben.

E nada acabou.
Nada.

Tou a rir, incrivelmente, a gente pergunta porque.
Eu sei: acabei de perseguir o meu futuro.
Sei onde fica.
Vou viver-o.

Sò nos sabemos o que foi ta noite.
Foi incrivel perceber que todas as coisas os sentimentos ficaram em mim e eu nao sabia que ficavam.
Mas nasceram com mim.
Porque sinto-os tao intensamente que nada foi mesmo em minha vida.

Hà gente que dize que nao tem a sua casa.
Hà gente que dize que tem casa no lugar onde nasceu, so porque nasceu.
Eu tenho a minha casa longe.
Viagiai muito para encontra-a. Mas agora sei onde è.

E tem os cores do meu Portugal.

10 Comments:

  • At 26 giugno, 2006 15:10, Anonymous Anonimo said…

    És mesmo português. Acabei de ler este +post com lágrimas nos olhos. Obrigado.
    Dani

     
  • At 27 giugno, 2006 00:41, Blogger usufrutos said…

    Deixaste-me arrepiada, menino.
    Vem cá, vem cá!
    Beijinhos!

    (A final vai ser Portugal - Itália, vais ver :)

     
  • At 27 giugno, 2006 02:30, Blogger Il_Marchese said…

    Obrigado a voces, para as vossas palavras.
    Espero que serà, Claudia: como va acabar serà sempre festa no meu coraçao.

     
  • At 29 giugno, 2006 15:35, Anonymous Anonimo said…

    Tone: Demos a conhecer o teu site aos pais do Bruno. Depois de ler este post, a mãe do Bruno estava a chorar. És o maior!!!
    Dani

     
  • At 29 giugno, 2006 19:21, Blogger Il_Marchese said…

    Obrigado a voces p'ra tudo, è muito para mim :)

     
  • At 30 giugno, 2006 17:40, Anonymous Anonimo said…

    Já está afixado na perede da TUA ADAMASTOR!!!!
    Dani

     
  • At 08 luglio, 2006 18:08, Anonymous Anonimo said…

    Ainda bem que foram eliminados: o mundo ficou um pouco menos arrogante. Um povo depressivo e invejoso. E com aquele queque-da-avo, o Cristiano Ronaldo, um mau-carater (pior so o joao pinto. Daqui a 200 anos portugal chega em 10 lugar novamente. A boa noticia é que os sotores ja tem assunto para os proximos 200 anos, ja que sao uns vagabundos, nao trabalham e so falam da bola. Enfiem o jornal A Bola no rabo! Forza Italia!!

     
  • At 08 luglio, 2006 18:08, Anonymous Anonimo said…

    Ainda bem que foram eliminados: o mundo ficou um pouco menos arrogante. Um povo depressivo e invejoso. E com aquele queque-da-avo, o Cristiano Ronaldo, um mau-carater (pior so o joao pinto. Daqui a 200 anos portugal chega em 10 lugar novamente. A boa noticia é que os sotores ja tem assunto para os proximos 200 anos, ja que sao uns vagabundos, nao trabalham e so falam da bola. Enfiem o jornal A Bola no rabo! Forza Italia!!

     
  • At 08 luglio, 2006 18:09, Anonymous Anonimo said…

    Ainda bem que foram eliminados: o mundo ficou um pouco menos arrogante. Um povo depressivo e invejoso. E com aquele queque-da-avo, o Cristiano Ronaldo, um mau-carater (pior so o joao pinto. Daqui a 200 anos portugal chega em 10 lugar novamente. A boa noticia é que os sotores ja tem assunto para os proximos 200 anos, ja que sao uns vagabundos, nao trabalham e so falam da bola. Enfiem o jornal A Bola no rabo! Forza Italia!! Os portugueses sao eternos perdedores: no esporte e como nacao. Porque? Muita repressao familiar, a comecar pela avo!

     
  • At 24 agosto, 2006 04:00, Blogger Il_Marchese said…

    Cala-te brasileiro do meu caralho foda-se viva portugal.

     

Posta un commento

<< Home