As câmaras da memória

Diario di un(o che continua a confermarsi un) antieroe
Vortici di pensieri disordinati: un italiano che ha anche vissuto a Lisbona, ma non per fare l'er*smus
"La vita per te é solo un pretesto per scrivere a ruota libera" (simon tanner aka humpty dumpty)
"Io lavoro, eri tu quello che faceva cazzate!" (Franca)

mercoledì, settembre 13, 2006

Uma noite com o coraçao a metade (? pode ser...)


Ao inicio do jogo desta noite, jà tinha a valia de apoiar o Sporting, e provavelmente ainda nao pensava, nao imaginava todas as emoçoes que chegaram em mim a fim.
Os meus amigos italianos nao acreditavam que eu podia ser tao apaixonado, atè nao ver a equipa do Inter, que foi no centro do meu coaraçao para 25 anos, para ter o branco e o verde em cima dos meus pensamentos desta noite.
O Sporting foi meravilhoso, foi incrivel, foi maior das todas as esperas... O Alvalade foi um teatro dum jogo perfeito, dum Nani maior do que lembrava, dum Moutinho que tinha a equipa nas maes, do Liedson que bebeu o Maicon, o Cordoba, o Samuel, a Inter milionaria e em fim o magico Caneira, que partiu desta terra onde nasci para chegar a tornar-se o protagonista duma noite que ninguem podia esperar, ele tambem nao, acho eu.
Lembra-te, Marco, de quando chateaste com o Adriano quando jogavas no Valencia?
Dos jogos na pequena Reggina?

Mas nao è disso que quero falar.
Quero falar do que senti quando o jogo foi jogar-se.
O Sporting è pequeno, mas imediatamente eu subi o fascinio daqueles cores..
Tem uma historia e um coraçao enormes, como se tem uns Deus que ficam sobre dele, que protegem-o, sobre aquele Leao que é mais que o simbolo duma equipa, duma mentalidade, dum povo de apaixonados.
Tou orgolhuso de apoiar uma equipa deste, que do dia que escolhi de adorar nunca foi capaz de desiludir-me, nos bons como nos maus tempos.
E tudo foi tao natural, que provavelmente ficava dentro de mim, do primeiro dia que vi estes cores.
Um jogo contra o Inter, mesmo, quando ainda Portugal tava tao longe dos meus pensamentos, quando se alguem contava disso eu provavelmente ri na cara...

Todo foi tao natural que quase nao acreditava, como os minutos passavam e eu vi so a equipa de Lisboa no campo, o Leao que foi capaz de dar-me mais emoçoes em poucos meses que os adversarios desta noite nao conseguiram dar-me numa VIDA.

Pode ser que è isso porque o futebol em Portugal, mesmo que ta sujo, nao da a vomitar como o italiano.
Pode ser que è isso porque Portugal fica ainda tao longe do dinheiro que amar uma equipa è ainda amor verdadeiro, e paixao.
Pode ser que eu vi, vi verdadeiro amor, digo, e nao podia nao ficar apaixonado disso.

Mas prefiro pensar que a minha alma portuguesa foi tao forte, tao grande, tao importante que percebi, amai, adorei sem pensar muito, quase sem comprendeher os sentimentos que ta noite chegaram, improvisamente e que pode ser que ficavam profundamente em mim.
Neste povo.
E amai. E adorei.

Sinto-me sportinguista, sinto o meu coraçao, como disse ao Bruno, ao centro do Alvalade quando ganhamos ta noite. O meu perto dos irmaos brancos e verdes.

Qualquer coisa maior dos sonhos.
Qualquer coisa maior da realidade.
Qualquer coisa maior do Paraiso.
Obrigado.

8 Comments:

  • At 13 settembre, 2006 01:41, Anonymous Anonimo said…

    Fantástico, Grande Sportinguista! ;)

     
  • At 13 settembre, 2006 01:48, Anonymous Anonimo said…

    Confesso que não estava à espera de uma vitória sobre o poderoso Inter de Milão. Por várias razões. O Sporting é uma equipa jovem e sem grande experiência internacional ao mais alto nível e apresentava-se desfalcado de jogadores nucleares na zona central do campo. A repetição do 0-0 do jogo da pré-temporada já seria, por isso, "um bom resultado". Mas os 90 minutos de um jogo intenso e disputado a grande ritmo revelaram um Sporting quase perfeito, a jogar um futebol total, atacando e defendendo em bloco, um Sporting combativo, competitivo e harmonioso, capaz de justificar a vitória por 1-0, conquistada através de um golo estupendo de Marco Caneira.
    A partir de hoje, há leõezinhos à solta na Europa do futebol. A partir de hoje, os holofotes do futebol internacional voltam-se para Lisboa e Alcochete. Importa não perder o pé e continuar a trabalhar com afinco e humildade. Importa interpretar correctamente o discurso sereno e realista do treinador Paulo Bento, interiorizando as ideias centrais. Afinal, o Sporting tem seis pontos da Superliga e três pontos na Liga dos Campeões, mas ainda não ganhou nada. Um discurso talvez pouco adequado a uma noite de glória como esta, tal a valia e o poder do adversário italiano que hoje caiu em Alvalade. Mas um discurso cem por cento certo para que a equipa leonina continue com os pés assentes no chão, semeando qualidade e profissionalismo por essa Europa fora e demonstrando que o futebol português que acontece dentro das quatro linhas não tem nada a ver com quem o dirige e o regula fora delas.

     
  • At 13 settembre, 2006 11:23, Anonymous Anonimo said…

    Po Po Po Po Po Popo

    Quem é grande quem é????????
    Cuore neroazzurro...

    Sporting!!!!!!!!!!!!!

    Dani

     
  • At 13 settembre, 2006 14:51, Blogger Il_Marchese said…

    Antes que tudo, desculpe p'ro meu portugues.

    Fomos os maiores.
    Tens razao sobre a experiencia internacional, mas isso nao vale, por exemplo, para a defensa, onde o Ricardo, o Tonel, o Polga e o mesmo Caneira, que marcou um gol irrepetivel (se existe, desculpe) ha jà muitos anos que jogam em campos internacionais.
    As maiores faltas houve no meio-campo, onde o Moutinho jogo numa maneira exceptional e o Nani confirmou-se e apresentou-se aos quem nao conheceram. E faltava o mesmo Martins, para nao falar do Custodio, que é um meio-campo como poucos na nossa equipa, pode ser que so o Paredes pode substiuir-o, mas fui de acordo com o Bento, ele fica ainda longe do jogo global da equipa.
    Em frente, o Liedson è um jogador de nivel internacional e o Yannik mostra que a escolha de mandar embora o Deivid para apostar sobre dele foi justa.
    Uma outra coisa: Ninguem podia esperar isso, ninguem que nao viu o Sporting jogar o ano passado, que nao conheceu o potencial desta equipa. Eu jà sabia, os meus amigos italianos sabem isso, que o Leao precisa so de ter mais confiança em si, para tornar-se mais que uma surpresa.
    Fui sorprendido dos quem nao tinha medo do Sporting: o futebol portuguese nos ultimos anos proponeu um Porto campeao da Europa, os nossos heroes segundos na Taça Uefa, a seleçao segunda a EURO 2004 e na meia final do Mondial deste ano. E eu que sou italiano posso garantir que Portugal nao tinha nada menos da Italia campeao (pode ser so um Inzaghi ou um Toni).
    Mas volto ao inicio: fomos os maiores. Agora chegou o momento de confirmar, com humildade e confiança, se queremos ganhar.

    Viva o Sporting até a morte!
    Dani, coraçao branco e verde!

     
  • At 13 settembre, 2006 14:53, Blogger Il_Marchese said…

    Esqueci de escrever que o Sporting ganhou, para mim, mesmo porque foi no meio campo que faltava e ai a gente sabeu parar as faltas.
    E claramente nao foi facil parar o Ibra, o Figo e o Adriano.

     
  • At 15 settembre, 2006 17:10, Anonymous Anonimo said…

    Força sporting!!!
    Espero k esteja tudo bem, e kunando tiveres oportunidade faz-nos uma visita!
    Grande abraço!

     
  • At 15 settembre, 2006 20:10, Anonymous Anonimo said…

    És a definição do que é se ser do SPORTING...
    Um grande abraço e, saudações Leoninas.
    Ser do Sporting é um estado de alma, é o profundo reconhecimento do ser... É Orgulho, é sofrer e gostar, é ser maior, é ser grande...
    É ser do SPORTING....

     
  • At 16 settembre, 2006 02:39, Blogger Il_Marchese said…

    Zé: vou volatr, um garnde abraço!

    Anonimo: estas sao palavras lindissimas, che tocam o meu coraçao.
    Sinto-me Sportinguista na alma. E vou levar isso até a morte.

     

Posta un commento

<< Home